Autor: Filipe Manuel Neto
**Notável.**
John Landis estava inspirado quando resolveu dirigir um filme como este. Além de nos trazer a excelente música que integra a banda sonora, traz-nos doses elevadas de humor muito bom e uma história cativante, inteligente e bem escrita, baseada no desejo de dois irmãos para reunir novamente a sua antiga banda de R&B, dissolvida após eles terem problemas com a polícia, e usarem a música para reunir o dinheiro necessário à manutenção do orfanato católico aonde eles cresceram. É um enredo que parece subscrito, mas considerando que é um filme cómico e bastante despretensioso, parece-me dentro de um nível muito aceitável.
O elenco é simplesmente notável e está cheio de nomes famosos. Cada um deles faz o melhor que pode, e o resultado disso tudo, conjugado, é verdadeiramente positivo. John Belushi e Dan Aykroyd asseguram as duas personagens principais com brio e enorme talento, de uma forma que é realmente difícil não lhes dedicar toda a atenção quando surgem em cena. Gostei muito da forma absolutamente séria como eles dizem as piadas. Nós não conseguimos adivinhar o que vai sair da boca deles. Carrie Fisher também aparece por aqui, num trabalho menor, mas de qualidade. E precisamos de destacar as enormes contribuições de um leque vasto de nomes imortais da música, como Ray Charles, Cab Calloway, Aretha Franklin e James Brown. Até perto do fim do filme, eu realmente pensei que eram actores muito parecidos com eles, mas não.
A nível técnico, é um filme que parece mais discreto do que realmente é. Há muito dinheiro ali investido, e podemos ver isso pelos efeitos especiais e pela assombrosa quantidade de carros e coisas que são destruídas ao longo do filme, à medida que os Irmãos Blues vão deixando o seu rasto de caos por onde passam. Eu cheguei ao ponto de pensar que a polícia portuguesa seria feliz se tivesse metade dos automóveis destruídos no filme! Também fiquei com a impressão de que as filmagens exteriores, principalmente em meio urbano, precisaram de interromper o tráfego normal nas ruas, o que sai caro. Já mencionei a banda sonora, mas vale a pena voltar a frisar este ponto: o filme tem excelentes músicas e canções, e os apreciadores de Jazz, Blues, R&B e Soul vão provavelmente adorar isto.
Em 01 Jun 2023