Autor: Filipe Manuel Neto
**Um herói de acção mais humano.**
Este filme começou uma notável franquia de filmes de acção que corre ao redor do detective John McClane, do Departamento de Polícia de Nova Iorque. Neste filme, ele tentará salvar a vida de um grupo de reféns presos num arranha-céu de Los Angeles. Dirigido por John McTiernan, o filme tem roteiro de Jeb Stuart e Steven E. de Souza. Bruce Willis encarna o papel principal. O filme foi nomeado para quatro Óscares (Melhor Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais).
À primeira vista, este filme não é nada de especial. Outro filme de acção dos anos Oitenta, cheio de explosões, carros de polícia feitos em pedaços e assassinos sanguinários diante de um único homem, cheio de nobres intenções. No entanto, tem algo diferente: numa década cheia de heróis à prova de bala, este herói não age (ou não se parece) como algo indestrutível. Ele magoa-se, passa o tempo todo a reclamar da sua sorte e parece um tipo normal, que enfrenta uma situação além do seu controlo. Não é difícil para o público rever-se em McClane, tornando o desempenho maravilhoso de Willis a grande vantagem do filme.
Tudo o resto seguiu, mais ou menos, o padrão da década: cenários deslumbrantes, bons efeitos especiais, visuais e sonoros, performances regulares do resto do elenco, no qual se destaca unicamente a boa interpretação de Alan Rickman, que ainda era pouco conhecido por público fora de Inglaterra e não sonhava em vir a ser o Professor Snape). Este é um filme de acção que cativa algumas audiências mais adversas a esse tipo de filmes, o que provou ser a chave para o seu sucesso.
Em 25 Feb 2018
Autor: Rosana Botafogo
**English**
It has aged very well, with a lot of class, what a delightful franchise, many successors have tried to take it over, but few have been as successful, classic "High Temperature", cheesy Bruce Willis, and if it weren't for the paternal abandonment, well, it redeems itself, great effects, explosions, shootings, shattered glass, blood, a lovely dose of tension, ironic humor (how cute the lone cop), and as real as it is current, journalism a la Sonia Abrão Carniceira, policing's Ego dispute...
**Portuguese**
Envelheceu muito bem, com muita classe, que franquia deliciosa, muitos sucessores tentaram se apropriar, mas poucos foram tão bem sucedidos, clássico da "Temperatura Máxima", Bruce Willis canastrão, e se não fosse pelo abandono paternal, enfim, ele se redime, ótimos efeitos, explosões, tiroteios, vidros estilhaçados, sangue, dose adorável de tensão, humor irônico (que fofo o policial solitário), e tão real quanto atual, jornalismo a la Sonia Abrão Carniceira, disputa de Ego do policiamento...
Em 06 Sep 2024