Autor: Filipe Manuel Neto
**Um filme simples e simplório nas ambições, esquecível, mas decente o bastante para não ser uma má escolha para ver em família.**
Há, positivamente, dezenas de filmes parecidos com este, ou com histórias semelhantes: aqui, temos novamente a velha história do cão leal que, após uma vida de luxos na mansão da dona, entretanto falecida, é forçado a viver entre cães vadios para fugir às ambições dos herdeiros da fortuna, que têm de o tratar bem até conseguirem colocar as mãos no dinheiro. A história não é original em nada, e o filme não foi feito para ser um grande êxito, um vencedor de estatuetas ou um marco na vida de ninguém. É um filme bastante humilde nas suas pretensões.
E se é verdade que a humildade pode granjear simpatia, especialmente quando se liga a algum talento, o filme ganha aqui um ponto a seu favor. De facto, está bem feito, é capaz de entreter de modo satisfatório e é muito agradável para ver em família. Claro, não é um filme adequado a crianças muito pequenas, mas acho que os pais saberão discernir se o filme é indicado para a sua criança em particular.
Quando eu vi o filme, por casualidade, na televisão, vi-o na sua versão dobrada para Português (a língua falada em Portugal e nalguns países africanos e asiáticos, não a sua versão açucarada falada no Brasil, onde o trabalho de dobragem é diferente), por isso não posso, propriamente, avaliar a qualidade das vozes da versão original, onde participaram Big Sam, Pamela Adlon, Lucy Hale ou Wilmer Valderrama. Posso, contudo, dizer que gostei bastante dos visuais, onde a cor, a vivacidade e a nitidez da animação foram parte importante da beleza visual do conjunto. Há algumas cenas bastante notáveis, como a batalha entre os cães e os esquilos.
Apesar disso, é um filme geralmente esquecível. A banda sonora tem os seus momentos, não é desagradável, e os efeitos sonoros são suficientemente satisfatórios para o filme que é. Sendo um filme familiar, é bastante contido no humor e nas piadas explorando a maioria do conteúdo cómico mais corriqueiro envolvendo cães. Realmente, se você pensar nas piadas mais velhas e mais conhecidas sobre cães, é provável que elas estejam aqui, mais ou menos conforme nós as conhecemos e ouvimos centenas de vezes. Os diálogos são bastante simples, não há méritos a destacar, e por vezes podem até parecer subdesenvolvidos.
Em 13 May 2023