Autor: Filipe Manuel Neto
**Um grande filme, actualmente um pouco esquecido.**
Este filme é muito ligeiramente baseado em factos reais e conta a vida de uma dinamarquesa que viveu na África Britânica. A direcção foi assumida pelo renomado Sydney Pollack, enquanto Meryl Streep e Robert Redford deram vida às personagens principais.
É um drama romântico que me agradou, satisfazendo bem as minhas expectativas sem surpreender tanto quanto esperava. Gostei do desempenho de Streep, incluindo o seu falso sotaque escandinavo, que não soava a falso ou forçado, ainda que o fosse. Redford parece bem mas é Streep quem domina o filme.
Visualmente, a cinematografia excelente soube usar muito bem as paisagens deslumbrantes da savana africana e os bons cenários criados. Sendo um filme de época, tudo teria de corresponder ao período retractado, que é o início do século 20, a época áurea do imperialismo europeu na África. Observando o filme, os cenários e figurinos pareceram-me reflectir bem esse período, pelo que não notei grandes imprecisões ou anacronias.
Sem surpresas, o filme ganhou vários Óscares da Academia, nomeadamente Melhor Som, Melhor Filme, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direcção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Realizador. O que me surpreende é o esquecimento deste filme nos dias de hoje, apesar de toda essa qualidade. Por que não vê-lo novamente?
Em 07 Jul 2018