Autor: Filipe Manuel Neto
**Despretensioso e bem-humorado, mistura acção, aventura e romance de uma forma elegante.**
Este filme, dirigido por Gore Verbinski, é essencialmente sobre relacionamentos e romance. Parece um pouco estranho dizer isso quando toda a acção gira em torno de uma pistola antiga e amaldiçoada, comprada por um mafioso americano no México... mas pense melhor: por um lado, a origem da maldição é um amor trágico; por outro, o capanga encarregado de ir ao México buscar a velha e valiosa relíquia está numa crise de relacionamento com a namorada, que acaba por o seguir e por se envolver demasiado no assunto. A mistura de acção e humor, aventura e romance, funciona razoavelmente bem e permite que o filme evite cair em exageros: nem é romântico ao ponto de se tornar lamechas, nem exibe cenas de acção demasiado musculadas e irrealistas.
Os principais actores são Brad Pitt, Julia Roberts, James Gandolfini e Gene Hackman. Pitt trabalha bem no seu papel, sendo muito bom nas cenas de acção e muito engraçado nas partes cómicas. É, de resto, um actor com uma versatilidade já bastante presente em trabalhos anteriores. Julia Roberts faz um bom contraponto, com uma personagem cheia de humor e ousadia, que contrasta com o seu tímido namorado. É bom ver a forma como Pitt e Roberts contracenaram, dando força ao relacionamento das suas personagens. Os cenários e figurinos foram bem pensados e fizeram uso, de um modo elegante e simpático, dos estereótipos e ideias pré-concebidas sobre os mexicanos e o México. O maior problema deste filme é, sem dúvida, ser esquecível e não ter as qualidades que precisa para se tornar em algo maior e mais notável.
Não sendo um filme memorável, é certamente interessante, bom para um fim de tarde com amigos. Diverte muito bem o público e isso é suficiente para um filme abertamente despretensioso, como é o caso.
Em 14 Apr 2018