Autor: Filipe Manuel Neto
**A última verdadeira Pantera.**
Este foi o último filme da franquia *Pantera Cor-de-Rosa* que incluiu Peter Sellers no papel principal, e de certa forma isso marca o fim de uma era para esta franquia, que nunca mais terá a relevância e o sucesso que teve. Pouco depois de este filme ter sido lançado, Sellers morre, e com ele morre a franquia, pura e simplesmente.
O filme não tem grandes diferenças que o separem dos seus predecessores. Toda a receita da franquia, toda a loucura e "comédia pastelão" a que nos acostumamos estão presentes neste novo filme, onde o inspector Clouseau sofre novo atentado, convencendo toda a gente de que está por fim morto. A coberto da sua morte, ele vai então investigar quem o mandou matar, caindo de paraquedas em cima de um milionário esquema de tráfico de drogas, e voltando a cruzar o caminho de Dreyfus, que volta a sair do manicómio. É um enredo suficientemente sólido para o filme, capaz de convencer, ainda que não seja perfeito nem particularmente envolvente.
O filme está longe de ser brilhante, ou sequer bom… mas senti que é ligeiramente melhor que os predecessores e consegue, de certo modo, encerrar a passagem de Sellers pela franquia com uma nota positiva. Sellers está bem, e em boa forma, e o mesmo pode ser dito de Burt Kwouk, que tem dado vida ao fiel escudeiro de Clouseau, o oriental Kato. Herbert Lom também está de volta, mas o enredo deste filme transforma a personagem dele num mero acrescento que não tem verdadeira relevância para a trama. Robert Webber e Dyan Cannon fazem o que podem, mas não merecem grande destaque, limitando-se a performances medianas. Engraçado, ainda que breve, Graham Stark merece uma atenção particular aqui.
A nível técnico, o filme continua a apostar bastante nos cenários e figurinos, e a cinematografia faz um trabalho relativamente contido. Os efeitos sonoros e visuais são escassos, mas bons, e a sequência de abertura, animada, funciona razoavelmente, ainda que eu não tenha gostado da música que inseriram nela.
Em 04 Jun 2022