Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma das comédias mais icónicas dos anos Oitenta.**
Neste filme, os protagonistas são quatro cientistas que estudam eventos paranormais numa universidade de prestígio. Acontece que é preciso poupar e as verbas que recebiam acabam, resultando na extinção do departamento e no despedimento dos peritos, liderados pelo Dr. Peter Venkman (Bill Murray), um parapsicólogo um pouco maluco e profundamente irónico. É ele quem sugere que abram um negócio no ramo, estabelecendo-se como "exterminadores de fantasmas" como se estes fossem pragas de baratas.
Estamos diante daquela que é, provavelmente, uma das mais emblemáticas comédias da década de Oitenta. O elenco, é liderado por Murray, que já era um actor de comédias experiente e atingiu aqui um nível excepcional, dominando o filme e brindando-nos com momentos de humor profundamente irónicos e irresistíveis. Ao seu lado estão também Harold Ramis, Dan Aykroyd e Ernie Hudson, os quais tiveram neste filme o auge das suas carreiras na medida em que não voltamos a ouvir falar muito deles depois disso. Outros actores que merecem destaque são Rick Moranis, que interpreta um dos personagens mais cómicos do filme, e Sigourney Weaver, que basicamente fez o papel da menina em apuros durante o filme todo, mas o roteiro também não lhe pede mais que isso. O filme tem efeitos especiais muito bons, provavelmente o estado da arte no seu tempo, uma época em que os efeitos especiais sabiam estar num filme sem o dominar. A banda sonora também é um aspecto positivo, em particular a canção principal, "Ghostbuster's", que veio a tornar-se um hit da Billboard Hot 100 (é algo do tipo "Top Mais" nos EUA) e ainda hoje é conhecida, mesmo por quem não viu o filme.
O resultado deste empenho colectivo é que o filme foi um sucesso assinalável. Deve ter sido uma das comédias que mais dinheiro rendeu naquela década, além de ter tido o apoio incondicional de alguma crítica especializada. Em anos mais recentes, veio a ganhar estatuto cult, continuando a ser transmitida pelas televisões de vez em quando e a ter uma legião de fiéis admiradores. E não é difícil ver porquê: atrai crianças do mesmo modo que idosos. Trinta anos depois de ser lançado, veio mesmo a merecer o lançamento de um terceiro filme (que ainda não vi mas deve ser uma espécie de remake ou continuação) o que noz diz muito da sua popularidade actual.
Em 17 Feb 2018