Autor: Filipe Manuel Neto
**Gótico e soturno, este é um bom filme de mistério.**
Este filme conta a história de Dean Corso, especialista em comércio de livros raros que se envolve numa história macabra ao tentar verificar a autenticidade de um livro para um cliente rico. Dirigido por Roman Polanski, que também escreveu o roteiro com John Brownjohn e Enrique Urbizu, este filme conta com Johnny Depp, Frank Langella e Lena Olin.
Este é um dos filmes menos conhecidos da carreira de Depp, actor que está na moda e tem muitos admiradores. Talvez a razão pela qual isso aconteça é a atmosfera de mistério e suspense que até "engole" o actor principal. A história é profundamente misteriosa: um livro escrito pelo Diabo, imagens que podem ser usadas para invocá-lo e uma pesquisa em toda a Europa, onde a cada passo você pode encontrar um lugar estranho. Na verdade, não foi por acaso que Polanski escolheu Sintra como um dos cenários da história. A pequena vila portuguesa é famosa pelo ambiente misterioso e enigmático, bem como pelas lendas que tem. A escolha de um antigo castelo cátaro para o grande final também não é desprovida de sentido, para todos aqueles que estudaram a história e sabem o que eram os cátaros.
Mas o filme não é apenas baseado em mistérios demonÃacos, livros raros e lugares enigmáticos. Os actores contribuÃram muito para a qualidade do trabalho final, com Depp a evidenciar uma enorme versatilidade e talento, e Langella a aproveitar sabiamente a sua aparência sombria e voz densa para elaborar uma personagem muito calma mas extremamente intimidante. Lena Olin é excelente e, apesar de não ser mais jovem, conseguiu construir um grande poder sexual. Mas um dos personagens mais estranhos e controversos é desempenhado por Emmanuelle Seigner, esposa de Roman Polanski. É uma jovem atraente cujo nome nunca é revelado mas que irá estar presente por todo o filme, nunca mostrando o que é, ou quem é, apesar de várias pistas nos indicarem os seus poderes sobrenaturais e ser evidente que ela sabe muito mais do que realmente quer revelar. Adivinhem quem ela é vocês mesmos, caros leitores...
Os cenários e locais de filmagem foram escolhidos com cuidado, para dar ao filme uma aparência obscura, gótica. A fotografia, nebulosa e escura, também dá o seu contributo para este ambiente, tal como a banda sonora, que é de óptima qualidade. É um filme para ver e rever, embora apenas pessoas com alguma perspicácia possam entender o filme na sua totalidade.
Em 04 Mar 2018