Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma continuação muito bem feita, ainda que sem tanta originalidade.**
Após o sucesso do primeiro filme (ainda que tenha sido um sucesso fortemente amputado por filmes concorrentes), era previsível que a Pixar iria apostar, mais tarde ou mais cedo, num filme que prosseguisse com a mesma receita do primeiro. O seguimento, todavia, teve de aguardar mais de dez anos na gaveta, e acabou não sendo uma sequela, mas antes uma prequela que nos mostra como as personagens principais se conheceram e o percurso delas.
O roteiro não é original, e a história é muito semelhante a mil outros filmes em ambiente colegial ou universitário americano, mas o facto é que funciona bem. Começa com a chegada de Mike e Sullivan à Universidade dos Monstros, onde devem frequentar uma licenciatura em Sustos, a mais prestigiada graduação que essa universidade tem a oferecer. Todavia, a altamente respeitada directora da faculdade é extremamente exigente e não vai simpatizar nada com eles, acabando por aproveitar um incidente infeliz que provocam para os expulsar, baseando-se na incapacidade de Mike para meter medo e no total desleixo de Sullivan pelos estudos. Porém, Mike está determinado a formar-se e a provar o seu valor, e vai aproveitar uma competição universitária de sustos para desafiar a directora.
O filme provou ser uma continuação muito honrosa do primeiro filme: a prequela funciona bem e as personagens de que gostamos no primeiro filme estão quase todas presentes (claro que a menina humana não está). Graças a um roteiro inspirado e muito bem escrito, vemos como elas se conhecem, e se forjam as suas amizades e inimizades. Há muitas semelhanças intencionais entre a Universidade dos Monstros e a Universidade de Harvard, e o ambiente académico dos EUA é bem reproduzido aqui (sendo totalmente diferente ao ambiente universitário português, ou europeu). A animação digital é primorosa, os desenhos foram muito bem executados, há uma cor e brilho excelentes ao longo de todo o filme e a banda sonora parece-me ter sido melhor e mais bem escolhida desta vez. Para as vozes das personagens, o filme volta a convocar John Goodman, Billy Crystal e Steve Buscemi, a que se vão juntar actores bem conhecidos como Helen Mirren, Alfred Molina ou Joel Murray.
Em 26 Mar 2022