Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma comédia regular com bons momentos de humor negro.**
Barnabas Collins tem uma enorme fortuna e um grande futuro pela frente, mas ele é amaldiçoado por uma bruxa cujo amor desprezou, tornando-se um vampiro. Agora, séculos após o seu desaparecimento, ele tenta retornar à sua casa ancestral para proteger os seus descendentes. Dirigido por Tim Burton, tem roteiro de Seth Grahame-Smith. O elenco é liderado por Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e Eva Green.
Esta é a adaptação cinematográfica de uma velha série de TV dos anos Sessenta. Primeiro, devo dizer que nunca vi a série original, então não posso fazer comparações. Mas uma coisa notei: como este filme é uma comédia negra, e muitas pessoas não gostaram porque esperavam ver um filme de terror ou de suspense. Mas isso não faz o filme mau. Como eu não tinha nenhuma expectativa vi-o como uma comédia e realmente gostei. O humor negro é raro porque é controverso, mas o filme está cheio de bons momentos de humor sem romper com o politicamente correcto.
O roteiro funciona bem, mas devia ter sido mais revisto e trabalhado. Há um punhado de elementos duvidosos, situações mal explicadas e furos. A performance dos actores é positiva mas o desempenho de Johnny Depp ofusca quase todos os colegas. O actor já deu provas de versatilidade, sendo capaz de fazer quase qualquer papel. Eva Green também está perfeitamente bem no seu papel de bruxa (mais um na carreira da actriz), dando-lhe uma sensualidade gelada. Os cenários são excelentes, particularmente Collinwood, cujo ambiente gótico e sinistro tem charme. Eu não sou grande fã dos anos Setenta, pelo que não sou um expert, mas a recreação da época pareceu-me duvidosa e baseada em ideias feitas. A maioria das cenas parece tanto com o presente que a audiência se esquece de que a história se passa no passado. A fotografia é boa, alternando tons mais escuros com cenas mais coloridas e luminosas para enfatizar sensações. Os efeitos visuais e sonoros são bons. Por sua vez, a banda sonora tem problemas de coordenação entre os temas originais feitos para o filme e peças de música dos anos Setenta que surgem aleatoriamente.
Em 05 Mar 2018