Autor: Alexandria Secular
Depois de tanto sensacionalismo na internet finalmente assisti “Aterrorizante 2 (2022)” filme dirigido por Damien Leone que vem causando pesadelos dentro e fora do cinema.
Não é de hoje que o cinema utiliza palhaços para aterrorizar as pessoas, posso citar como exemplos “It: Uma Obra-Prima do Medo (1990)” de Stephen King, “Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988)” de Stephen Chiodo e “Clown (2014)” de Jon Watts.
Todos os filmes que citei são bons, porém “Aterrorizante 2” está de longe a frente de todos eles quando o assunto é splatter de baixo orçamento.
O baixo orçamento aqui não é sinônimo de efeitos ruins, muito pelo contrário, um dos pontos fortes do filme se dá é claro por conta dos seus efeitos práticos, que são sem dúvida responsáveis pelos vômitos e desmaios dentro do cinema.
Outro ponto positivo é a excelente atuação de David Howard Thornton (Art the Clown), confesso que nunca tinha assistido a um filme de horror com um palhaço tão macabro quanto o que ele interpreta, (It: Uma Obra-Prima do Medo (1990) fica parecendo um filme da sessão da tarde perto de “Aterrorizante 2“
O enredo tem um desfecho bastante previsível, porém isso não foi um problema, acredito que o forte deste tipo de filme não seja o enredo, mas sim a execução do horror.
As mortes são tão violentas e variadas que pensei o quanto mais impactantes elas seriam se o filme tivesse tido um orçamento superior aos 250,000.00 dólares da sua produção.
Certamente o impacto poderia ser maior, porém “Aterrorizante 2” nos mostra que é possível fazer um filme splatter tão bom quanto os de maior orçamento do mainstreaming.
Este não é o tipo de filme que vai te prender pelo seu enredo ou fotografia, esse não é o seu objetivo, esse é um filme para fãs do horror e amantes do gênero.
O filme contém cenas de violência gráfica e representações brutais de horror, recomendo aos espectadores que são fracos de coração, propensos a tonturas ou aos que têm estômago fraco a terem extrema cautela ao assistirem este filme que certamente é um dos melhores do ano no que se diz respeito a splatter.
Não diria que ele é essa coisa toda, fãs do gênero irão assistir sem qualquer tipo de complicação, o maior impacto fica realmente naquelas pessoas que não estão familiarizadas com filmes splatter gore, essas sim têm uma maior chance de saírem do cinema vomitando ou passando mal.
Se você é fã do gênero certamente vai se divertir muito, houve momentos em que eu até dei algumas risadas, como por exemplo na sequência onde o palhaço fica trocando de óculos em uma loja de fantasias, porém posso afirmar que certamente esse não é um filme para pessoas sensíveis.
Em 23 Oct 2022