Autor: Filipe Manuel Neto
**Impressionante, vistoso, com excelentes gráficos e visual, mas uma história aborrecida, sem vida ou emoção.**
Filmes como, *Senhor dos Anéis* e a trilogia *Nárnia* permitiram, ao longo das últimas duas décadas, sensivelmente, uma avalanche de filmes de fantasia e aventura que, de certo modo, se inspiram nesses trabalhos principais e tentam inovar com outro material de base. Neste caso, o material de origem é o “Warcraft”, uma série de jogos de vídeo extremamente bem-sucedida, que narra o confronto entre humanos e orcs invasores no fantástico universo de Azeroth.
Quando peguei neste filme, meio que curioso pelo nome e por uma breve descrição, não sabia ser um filme inspirado no universo dos jogos de computador. Confesso que não é o tipo de filme que mais gosto, na maioria das vezes os filmes são de qualidade inferior e têm histórias de pouco interesse. Este filme não escapa muito a essa norma: o roteiro é bom, na medida do quão estamos dispostos a aceitá-lo, mas a história contada e o filme, como obra global, carecem de emoção, de alma e de vida. É um filme desinteressante, visualmente vistoso e elegante, mas que não sabe prender a nossa atenção com uma história realmente boa.
Do elenco humano, destacaria o trabalho positivo de Ben Foster, Travis Fimmel, Dominic Cooper e Paula Patton. Sem os seus esforços, o filme seria inevitavelmente mais artificial e aborrecido. Mesmo assim, nenhum actor fez um trabalho notável e o esforço do elenco é insípido. Os orcs são, na maioria, figuras gráficas a que alguém emprestou a voz, bem distorcida digitalmente.
É nos aspectos técnicos que o filme verdadeiramente aposta: através do recurso esmagador ao CGI e à alta tecnologia, o filme traz-nos uma Azeroth realista e visualmente espectacular, como seria de esperar num filme baseado num jogo de vídeo. Os efeitos visuais e sonoros são muito bons e as cenas de combate são épicas, com exércitos a digladiarem-se de maneira realista e uma dose bem-vinda de acção. Os figurinos usados pelo elenco humano são detalhados e estão totalmente de acordo com o resto do filme.
Em 22 Jul 2021