Autor: Filipe Manuel Neto
**Um clássico do terror.**
Este é um clássico de terror indispensável, que conta como um ex-professor se muda com a sua esposa e filho para um hotel de luxo nas montanhas, onde irá trabalhar como zelador nos meses de Inverno, em que o hotel fica fechado e isolado pela neve. O que ele não sabia é que o lugar, onde já aconteceram dezenas de mortes, é um lugar maléfico e assombrado.
É baseado num romance de Stephen King e é o meu filme favorito de Stanley Kubrick. Embora contenha cenas muito violentas de carnificina e nudez, é relativamente calmo e pudico em comparação a outros filmes do género. Desde o início, consegue criar um agradável suspense em torno de John Torrence e da sua família, sem nunca especificar duas coisas distintas: a natureza do dom intuitivo do filho de John e a natureza do mal que vive no hotel. São coisas propositadamente deixadas em aberto, talvez para aumentar o impacto do final.
Jack Nicholson interpretou a personagem principal e acho justo reconhecer que foi o papel mais desafiador e mais icónico da sua carreira. Ele foi fantástico, o seu corpo e expressão facial ajudaram imensamente a torná-lo mais realista e aterrador. A mesma coisa pode ser dita de Shelley Duvall, excelente como Sra. Torrence, capaz de harmonizar sentimentos de descrença, medo, impotência e urgência para agir. O filme tem bons efeitos especiais e visuais, bem como um conjunto de cenários e ambientes excelente e credível.
Em 06 Jul 2018