Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme.**
A gravidez na adolescência é algo bastante complexo e um tema quente hoje em dia. Cada um terá a sua opinião sobre isso, e eu tenho a minha, mas vou guardá-la para mim, acho que não é o momento de falar acerca disso. De qualquer modo, o filme não é a favor nem contra. Limita-se a criar uma história muito interessante em torno desse tema, e da forma como dois jovens, nitidamente despreparados para serem pais e que fizeram sexo apenas por causa de um dia de tédio, enfrentam a chegada iminente de um bebé.
A história é bastante boa e o roteiro mereceu um Óscar, mas aquilo que mais saltou à vista, para mim, foi a soberba interpretação de Ellen Page. Ela era uma actriz desconhecida até este filme fazer sucesso e mereceu todo o reconhecimento que arrecadou. Ela é simplesmente ultra-convincente no papel de uma jovem de dezasseis anos, ainda bastante infantil na sua maneira de ser e de agir mas que está a viver um momento de amadurecimento à força. Adorei a sua forma de falar, o uso das gírias e a forma como a personagem dela parece quase inconsciente da seriedade do que aconteceu na vida dela. Michael Cera também é muito bom, mas a personagem dele é simplesmente amorfa, não tem metade da personalidade vincada e irreverente de Juno. Todavia, ambas as personagens são simplesmente demasiado credíveis e parecem-se realmente com muitos adolescentes que eu mesmo conheci ao longo da minha vida. Muito menos credível, para mim, foi a reacção tranquila dos pais dela… a maioria dos pais simplesmente teria tido um ataque cardíaco. Nesse ponto, o filme perdeu um pouco para mim, mas talvez seja a diferença de culturas a falar mais alto.
Tecnicamente o filme não me chamou muito a atenção, mas gostei da cinematografia, da forma como o filme consegue acompanhar os meses de gravidez e dar-nos a percepção da passagem desse tempo e das transformações no corpo, na vida e na mentalidade da jovem Juno. Os cenários e figurinos são muito bons, por vezes com alguma sobrecarga irónica ou cómica implícita. A banda sonora também é bastante interessante e enquadra-se bem no espírito do filme.
Em 06 Aug 2020