Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme, estragado por um final horrível.**
Quando me decidi a ver este filme, estava bastante curioso com a sua história. De facto, o filme tem o seu interesse e funciona quase até ao fim. É precisamente o final que deita por terra os esforços conseguidos até aí. Não é a primeira vez, e não será seguramente a última, em que me deparo com um filme que tinha tudo para funcionar se o roteirista e o director tivessem tido a capacidade para acabar a história de uma forma tão feliz quanto a haviam começado.
Tecnicamente, o filme não apresenta nada de especial. Cinematografia, efeitos visuais e de som, cenários, figurinos, locais de filmagem, banda sonora… é tudo razoavelmente bem executado, mas não apresenta surpresas ou notas de qualidade dignas de menção. É apenas mais um filme brando, manso e sem nada de especial. Quanto ao elenco, cabe-nos reconhecer o esforço colectivo de todos e a boa actuação da generalidade do grupo. John Travolta, que é um actor que eu não aprecio muito, consegue dar-nos uma actuação muito simpática e empenhada, criando uma personagem apelativa, que facilmente capta a nossa empatia e que tem o carisma necessário para se destacar e prender o público. Ao seu lado estão dois excelentes actores, Robert Duvall e Forest Whitaker. Ambos primam pela simpatia e conseguem dar-nos duas personagens secundárias suficientemente fortes para dar um interesse adicional ao filme. Kyra Sedgwick fica pior, posto que não parece ter qualquer valor para o filme além de ser um interesse amoroso.
O roteiro tem excelentes premissas que, não sendo realmente originais, conseguem ter o interesse que precisam para alicerçar o filme: um homem totalmente comum que vive na América rural transforma-se num génio após ter sofrido um inexplicável incidente na noite do seu aniversário com uma luz vinda do céu. Além de uma capacidade de pensar e raciocinar extraordinária que lhe permite resolver problemas num ápice, ele começa a ler incontrolavelmente, a aprender de tudo e a aperfeiçoar as coisas ao seu redor, de uma forma absolutamente visionária. Tudo indica que sofreu qualquer tipo de incidente com alienígenas e essa hipótese serve para muita discussão no filme. Quando nos estamos a aproximar do fim, o roteiro descarrila totalmente e dá-nos o final mais anticlimático que poderíamos imaginar, que não só desrespeita tudo o que foi feito como não explica nem metade do que aconteceu com aquele homem. Pior do que isto, só um pontapé forte nas nossas cabeças.
Em 26 Dec 2023