Autor: Filipe Manuel Neto
**Intemporal.**
Este filme é um dos mais notáveis da minha infância e tenho a certeza que faz parte da infância de centenas de outras crianças. Conta a história de uma criança humana que é encontrada e criada por animais no meio da selva indiana, vivendo por lá até ser forçada a voltar à aldeia humana devido ao ódio que Shere Khan, um tigre de Bengala, alimenta contra os humanos devido à caça.
Trata-se de uma adaptação de um famoso romance da era vitoriana. Visualmente, é um filme magnífico, usando a luxuriante floresta indiana para encher a tela de luz e cor. As animações foram muito bem feitas e as cores são óptimas, assim como a maioria dos efeitos sonoros.
É uma das animações da idade de ouro da Disney que mais atenção dá à música, com várias canções criadas para ela. A maioria ficou nos ouvidos de gerações, como "I Want to Be Like You" ou "Bare Neccessities". Há alguns críticos que defendem a ideia de que o uso de ritmos negros de jazz num momento em que há muitos macacos no filme é um sintoma do racismo e preconceito que ainda eram dominantes na época. Não sei até que ponto foi essa a intenção, mas penso que é algo que podemos desvalorizar. Afinal, o filme foi feito há décadas e, especialmente nos últimos anos, a censura social aponta o dedo a tudo o que possa, mesmo que ligeiramente e sem intenção, ter conotações racistas, numa espécie de caça às bruxas sem sentido que é tão perigosa quanto o próprio racismo.
Controvérsia aparte, é um filme intemporal, que vai de certeza continuar a fazer as delícias de crianças e adultos.
Em 16 Jun 2018