Autor: Filipe Manuel Neto
**Demasiado irrealista e imaginativo**
Este filme descreve essencialmente uma guerra civil em que um grupo de guerreiros liderados por Mathayus tentará enfrentar Memnon, um rei malvado e implacável. A história parece ocorrer num Egipto pré-faraónico, e foi ligeiramente baseada no chamado "Faraó Escorpião", uma figura histórica obscura que governou o Alto Egipto e sobre a qual não conhecemos muito. Dirigido por Chuck Russell, tem um roteiro de Stephen Sommers, que foi director dos filmes "A Múmia" e até introduziu no último desses filmes uma ligação para este. O elenco é liderado por Dwayne Johnson, e conta ainda com Steven Brand e Kelly Hu.
Este filme assemelha-se, visualmente, a filmes como "Mad Max" ou "Conan o Bárbaro" e séries como "Xena". Tal como eles, passa-se na mais remota antiguidade e procura ser um épico de guerra ou, pelo menos, de aventura. O "gancho" feito em "O Regresso da Múmia" para este filme resultou num paradoxo de continuidade importante porque o herói deste filme, o Rei Escorpião, é retratado lá como um vilão poderoso ao passo que, aqui, ele é que combate o vilão. O elenco é regular e não traz nada de interessante. Kely Hu foi aparentemente escolhida apenas com base na sua aparência sem roupas e Dwayne Johnson foi seleccionado pela capacidade para papéis de acção. Na verdade, Johnson estava ainda longe, nesta época, de ter a sensibilidade e profundidade necessária para nos mostrar mais versatilidade. Os cenários são imaginativos assim como os figurinos, que parecem misturar livremente elementos de civilizações antigas com inspirações de qualquer estúdio de moda independente ou livro de banda-desenhada.
Este filme poderia ter sido muito melhor se tivesse sido localizado correctamente no espaço e tempo. Mas o maior problema deste filme é a imaginação exagerada do director e do roteirista. Tudo tem limites. O elenco também podia ter sido melhor e as personagens poderiam ter sido construídas de maneira muito mais interessante. Positivas e sem mácula são apenas as cenas de acção, com artes marciais das Filipinas sobre as quais nunca ouvi falar antes, mas que parecem bem na tela.
Em 20 Feb 2018