Autor: Filipe Manuel Neto
**O filme da vida de Brandon Lee.**
Só há pouco tempo tomei conhecimento da existência deste filme, mas resolvi-me a vê-lo pelo seu tema algo soturno e interessante. Acabou por ser o filme que vi na minha noite de Halloween e não estou rigorosamente arrependido. O filme está ambientado num futuro distópico, em que a cidade é dominada pelo crime organizado e as autoridades parecem incapazes de agir e existe um grupo de bandidos que, anualmente, incendeia várias partes da cidade propositadamente, na chamada “Noite do Diabo”, apenas pelo prazer de destruir.
No filme, um casal de namorados totalmente inocente é atacado e morto por criminosos que invadem a sua casa. Porém, um corvo magicamente encarregado de levar a alma de Eric para o céu decide mantê-la na terra, a fim de lhe dar tempo para fazer o que precisa ser feito: encontrar e castigar os assassinos. É um enredo simples, pouco elaborado, assente em cima de uma série de banda-desenhada que desconhecia, mas funciona razoavelmente bem. Uma nota particular, e que tornou este filme célebre, foi a lamentável morte do actor protagonista, Brandon Lee, em consequência de um acidente com as armas do filme durante uma cena em que a personagem dele é atingida por uma bala.
Do elenco, é Brandon Lee que se destaca, com uma interpretação bastante carismática e muito compenetrada. O actor conseguiu com este filme o papel mais marcante da sua carreira. Além dele, também Michael Wincott merece um louvor em particular devido à interpretação sombria, soturna e cruel de um chefe do crime. Sofia Shinas e Jon Polito também aparecem e fazem um trabalho satisfatório.
Tecnicamente, o filme tem vários elementos de interesse, principalmente ao nível visual e dos efeitos especiais e sonoros. A cinematografia é adequadamente densa, sóbria e por vezes dá às cenas uma agradável carga de pessimismo e negativismo, como se estivéssemos dentro de um pesadelo ou alucinação. Os adereços e cenários ajudam a criar o ambiente desejado, gótico e um pouco ameaçador, mas são os efeitos visuais, especiais e de som que merecem maior louvor. O filme conta ainda com boas cenas de acção. A banda sonora, apesar de não ser memorável, funciona razoavelmente.
Em 06 Nov 2021