Autor: Filipe Manuel Neto
**Um grande filme de acção.**
Neste filme, São Francisco será ameaçada por um general com um importante arsenal de armas químicas escondidas na antiga prisão de Alcatraz. Dirigido por Michael Bay e escrito por David Weisberg, tem a participação de Sean Connery e Nicolas Cage.
Alcatraz é uma das prisões mais famosas e temidas do mundo. Durante décadas, praticamente ninguém escapou de lá e contou a história. Agora um museu, ainda mantém o seu charme e isso foi sabiamente utilizado neste filme. As enfermarias da antiga prisão deram excelentes cenários para o filme, preenchendo-o com uma beleza enferrujada e decadente. O elenco é bom e a participação de Sean Connery e Ed Harris (o vilão) destaca-se. Nicolas Cage também actuou bem, apesar de ser apagado pelos dois actores mais experientes. No entanto, este filme geralmente não é considerado um dos melhores da carreira da Connery (sempre associado a Bond na mente das pessoas). Ed Harris foi surpreendentemente positivo e conseguiu humanizar a sua personagem. Vemos que é um homem com sentimentos, que age de acordo com a sua consciência apesar de os fins não justificarem os meios. O roteiro é interessante, abrangendo um tópico raramente visto em filmes de acção: terrorismo químico e biológico. Contém várias reviravoltas de qualidade, tornando-se mais imprevisível nos momentos mais dramáticos. O final é bastante bom.
O filme tem alguns problemas ao usar clichés de acção muito comuns, como pôr Mason como o "herói solitário" ou uma perseguição de carros medíocre cheia de acidentes e demasiado sensacional para ser credível. Há filmes em que o uso desses clichés é bom porque consegue, de certa forma, inovar ou parecer diferente do que já vimos. Mas isso não foi alcançado aqui.
Em 18 Mar 2018