Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma conspiração regular, num filme onde as falhas de lógica do roteiro são por demais evidentes.**
Este é mais um filme envolvendo o governo norte-americano e rebuscadas teorias de conspiração. Desta vez, tudo gira em torno de uma questão ambiental.
O enredo é simples, mas suficientemente rebuscado para confundir o público mais desatento: após dois juizes do Supremo Tribunal Federal dos Estados Unidos serem misteriosamente assassinados, Darbie Shaw, uma estudante de Direito percebe que deveria existir alguma ligação entre os dois juizes e que ambos deveriam ter sido mortos por culpa de um processo jurídico onde ambos participassem. A partir daí, ela avança com uma teoria, num dossier que acabará por chegar à CIA, levando a uma série de assassinatos e colocando a própria Shaw em perigo de vida. Para evitar que tudo seja abafado pelo Governo, ela contacta Gray Grantham, jornalista que investiga o caso.
Pessoalmente, acho que uma das maiores falhas deste filme é o seu roteiro: baseado num livro que nunca li, o filme demora demasiado a desenvolver-se e só a meio é que nós descobrimos qual a misteriosa teoria que Shaw escreveu e por culpa da qual tanta gente parece estar disposta a matá-la. Isto é, nós passamos a metade inicial do filme a ver pessoas morrerem ou fugirem para não morrerem sem que nós saibamos a razão de tudo isso. A metade seguinte do filme é, todavia, muito menos interessante. Para além disso, há questões de falta de lógica em alguns detalhes, que o filme habilmente ignora, mas a nossa mente descortina quando começamos a pensar nisso.
Julia Roberts é uma boa actriz, mas não sei se terá boas memórias deste filme, onde interpretou, basicamente, uma donzela em perigo e a precisar de ser salva por um Denzel Washington sempre pronto para enfrentar o perigo. Apesar de tudo, os dois actores trabalharam bem o suficiente e estabeleceram uma boa química diante da câmara. O restante elenco não sobressai muito... com excepção talvez de Tony Goldwyn e Sam Shepard, que foram excelentes adições ao elenco.
Em 02 Sep 2019