Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma vergonha para o Brasil.**
Eu vi a telenovela "América" apenas uma vez, quando estreou em Portugal, por volta de 2005. Curiosamente, e ao contrário de muitas outras, a novela nunca mais foi re-exibida em Portugal... que eu saiba.
Confesso que foi uma das piores novelas que já vi. Foi tão má que cheguei a gostar mais de várias novelas de produção nacional... e eu não sou propriamente fã das telenovelas portuguesas! Patriotismos aparte, são geralmente bastante irrealistas.
O enredo desta novela gira em torno das tentativas que Sol, uma jovem brasileira, faz para entrar nos Estados Unidos da América. Ao ver o visto negado, decide ir por conta própria, como imigrante ilegal, pela fronteira do México, sem documentos e entregando-se totalmente a uma organização de criminosos. Claro, não podia correr bem e a impressão com que fiquei é que a protagonista é, no mínimo, uma pessoa profundamente fácil de enganar. A culpa é, em boa parte, da má história criada por Glória Perez, que até se envolveu em brigas com o director Jaime Monjardim quando este tentou chamá-la à razão. Deborah Secco é linda, mas ainda estava a tentar ser uma actriz séria e não apenas um par de peitos que fala, então ainda não tinha talento para ser a protagonista. Murilo Benicio esteve bem o suficiente no papel dele e Christiane Torloni também, embora ela possa ter tido pouco material bom para trabalhar. Edson Celulari era igual a si mesmo, e isso é mau para um actor. E todo aquele enredo em volta dos rodeios e dos "peões" (uma coisa que os brasileiros criaram e que é basicamente um cowboy americano sem as armas) é risível. De repente aquilo era o Texas e só faltavam os índios.
Apesar de ser português, conheço o suficiente do Brasil e dos brasileiros para já conhecer o seu inexplicável fascínio por tudo o que seja norte-americano. Desde a língua aos costumes mais idiotas, os brasileiros fazem tudo para copiar o vizinho do Norte. Até já tiveram uma bandeira nacional semelhante no passado! Mas fazer toda uma novela em que o Brasil é humilhado e desvalorizado em função dos Estados Unidos é algo profundamente mau e vexatório para o povo brasileiro. Se eu fosse brasileiro eu teria vergonha desta novela.
Sendo de outro país, acho que tenho alguma neutralidade na questão. Senti que a novela torna o Brasil um país de terceira categoria, glorificando os Estados Unidos e o "sonho americano" de uma forma idiota. Sou o primeiro a dizer, mesmo sendo português, que o Brasil nada deve aos Estados Unidos, mesmo sendo um país com graves problemas económicos, sociais e políticos. Estes problemas vão ter solução quando houver um investimento sério do povo e da classe política para isso. Por outro lado, esquecem-se todos os problemas que os EUA também têm, desde a virtual inexistência de assistência social para os mais pobres a infraestruturas (pontes, estradas etc.) cada vez mais envelhecidas um pouco por todos os estados.
Falta aos brasileiros uma boa dose de patriotismo que só vemos na "copa" e apenas se a selecção não perder. Não sou a favor de um patriotismo cego, onde o nosso país é bom em tudo, mas de um patriotismo onde o amor pelo país é canalizado para tentar torná-lo melhor. No dia em que isso acontecer ao povo brasileiro, o Brasil irá ser a super-potência que quer ser e não é.
Em 14 Nov 2018