Autor: Jardel
_Andando nas Nuvens_ é a primeira de duas novelas escritas pelo Euclydes Marinho na Globo. Uma comédia romântica embalada pelo mistério envolvendo Otávio Montana, o desmemoriado que acaba enganado pelo falso "irmão", e os diversos conflitos de "enemies to lovers" da novela, sendo o principal o embate entre os jornalistas Chico Mota e Júlia Montana. Seriam os ingredientes perfeitos para conquistar o público, mas a plateia paulista não foi tão receptiva quanto o mercado nacional, mas isso não impediu a trama de ter uma ótima condução e um bom entrosamento entre direção e atores.
Marco Nanini, muito antes de ficar marcado como o Lineu de _A Grande Família_, teve este que é o seu melhor personagem em novelas e ressaltou o tanto de talento e comprometimento que ele entregou a este personagem, indo facilmente da comédia ao drama, do riso ao choro como ninguém. De fato, Euclydes Marinho acertou quando decidiu que iria levar a novela pra frente se Otávio Montana fosse Marco Nanini. E foi batata.
Não foi esse o único acerto da novela. A trama deliciosa entregou bons momentos de Debora Bloch e Marcos Palmeira, uma química avassaladora. Mariana Ximenes entregou uma composição perfeita da Celi que lembrava muito as feições e trejeitos do Marco Nanini, criando essa conexão com a história principal. Júlia Lemmertz e a saudosa Nicette Bruno arrasaram fazendo dupla, sempre com bons momentos cômicos na história.
Minhas ressalvas ficam apenas para alguns problemas pontuais. Certas decisões artísticas comprometeram um pouco o andamento da história, como as últimas semanas da trama. Alguns atores foram subutilizados, como o casal formado por Otávio Augusto e Isabela Garcia, que tinham um norte para se guiar mas a história não andou junto. Susana Vieira bem que tentou, mas não ornou fazendo a Gonçala. A personagem merecia ter sido entregue a uma atriz tão competente quanto o Nanini.
Mesmo assim, o saldo final continua sendo bastante positivo. _Andando nas Nuvens_ é uma novela que cativa e entrega o que propõe. Vale muito a pena a atenção de quem gosta do gênero.
Em 08 Sep 2024