Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma série impecável, que apenas perde pela pouca força e carisma da personagem principal.**
Esta série de televisão britânica adaptou todos os contos e romances onde a escritora Agatha Christie incluiu, como personagem principal, Miss Marple, uma senhora idosa, que nunca casou, e que vive só numa casa de aldeia. Ela é particularmente dotada quanto o assunto é resolver enigmas complicados, o que lhe permite quase sempre resolver crimes e descobrir assassinos quando a polícia não sabe o que fazer. Não fiz uma pesquisa exaustiva para o saber, mas penso que pode haver uma ligação entre esta série e a série "Agatha Christie's Poirot", que fez o mesmo trabalho, com romances da mesma escritora, mas com outro personagem principal. Não seria algo extraordinário.
De facto, é muito difícil não comparar ambas as séries. Marple é interpretada por duas notáveis actrizes. Durante quase toda a série, a personagem foi encarnada por Geraldine McEwan, substituída, por ocasião do seu falecimento, por Julia McKenzie nas duas últimas temporadas. Confesso que gostei muito mais do desempenho da primeira actriz, muito elegante naquele que viria a ser um dos seus derradeiros trabalhos. Porém, Marple é uma personagem que carece do charme e carisma de Poirot. Poirot tem muito mais impacto, força e presença do que esta pequena senhora, que tem qualidade e inteligência como ele, mas não chega a encantar-nos nem a dar-nos o travo cómico presente nas manias do detective belga. Isso mata a série à nascença, parcialmente.
O desempenho do elenco é razoavelmente bom. Não diria que é extraordinário, mas cumpre com o que deve e não desilude o público. Como era de esperar, os figurinos, cenários e locais de filmagem também não deixam a desejar. Tecnicamente impecável, a série apenas perde por comparação com Poirot, e pela falta de carisma e força da personagem principal.
Em 09 Feb 2019