Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões

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Lançamento: 14 Jun 1991 | Categoria: Filmes

Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões

Nome original: Robin Hood: Prince of Thieves

Idiomas: Inglês

Classificação:

Genero: Ação, Aventura, Drama

Site:

Poster: Ver poster

Produção: Morgan Creek Entertainment, Warner Bros. Pictures

Sinopse

Após voltar de uma Cruzada, Robin de Locksley, um jovem cavaleiro, descobre que seu pai, Lorde de Locksley, foi morto pelos seguidores do xerife de Nottingham, que por sua vez é partidário do Príncipe João, que fará de tudo pra que Ricardo Coração de Leão não volte ao poder. Robin é visado pelos usurpadores e foge, mas sempre acompanhado por Azeem, um mouro que lhe deve a vida. Eles vão parar na Floresta de Sherwood, onde são atacados por camponeses que, para sobreviver, atacam os asseclas do xerife. Logo Robin e Azeem se unem ao bando e planejam trazer Ricardo de volta ao poder. Em meio à sua luta, Robin é ajudado por Marian, uma bela donzela por quem se apaixona.

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Reviews

Autor: Filipe Manuel Neto

**Um blockbuster que entretém, mas está ambientado numa época medieval mais mal feita do que uma peça escolar.** Filmes de temática medieval são adoráveis, mas raramente cumprem os mínimos requisitos de rigor histórico, preferindo criar uma ideia falsa de como era a Idade Média e de como as pessoas se comportavam. Este filme não é excepção por isso, se quer um filme historicamente respeitador, procure outra opção. Se a intenção é apenas um filme para entretenimento, prossiga. De facto, este filme é um típico blockbuster medieval de entretenimento cheio de lutas de espadas, salvamentos épicos e uma dama à espera de ser salva. Inspirado nas lendas clássicas do Robin Hood, contam uma história inventada em torno das personagens que já conhecemos. De acordo com o roteiro, Robin é o filho de um nobre inglês que acompanhou o seu rei na Terceira Cruzada, ficando prisioneiro dos muçulmanos. Após conseguir fugir, com a ajuda de um companheiro de armas, é salvo por esse companheiro, que morre a seguir. A partir daí, acompanhado por um mouro, Azeem, que se torna o seu guarda-costas, ele volta a Inglaterra para encontrar o seu lar desfeito, o seu pai assassinado e as suas terras tomadas pelo violento, injusto e diabólico Xerife de Nottingham. A partir daí, mercado como um proscrito, irá juntar-se aos bandoleiros da floresta e dedicar a vida a vingar o seu pai combatendo o Xerife, e também a proteger Lady Marion, a irmã do homem que morreu para o salvar. Este filme foi feito durante a época dourada da carreira de Kevin Costner. Ele acabara de fazer sucesso em *Dança Com Lobos*, no ano anterior, e atingirá os píncaros da carreira no ano seguinte, com *O Guarda-Costas*, E neste filme ele faz tudo o que tem de fazer: brilhar, ser o herói, salvar o dia e lutar contra o mal, corporizado por Allan Rickman, outro grande actor que, neste filme, é excelente na sua tarefa de ser digno do nosso ódio, e interpreta a sua personagem de modo sinistramente engraçado. Tenho a certeza de que ele se estava a divertir com isso. Para além deles, temos uma excelente interpretação de Morgan Freeman, com toques de humor. Mary Elizabeth Mastrantonio é muito rígida e não seria nunca a minha escolha para fazer uma personagem destas, pois é incapaz de criar alguma profundidade emotiva e de ter química com Costner. Christian Slater é irritante e não serve para quase nada. Geraldine McEwan, Michael McShane e Nick Brimble são bons em papéis secundários, tendo pouco para fazer. Como já tive ocasião de referir, o filme não tem nada a ver com a Idade Média. É apenas um filme moderno, com personagens com atitudes muito modernas, mas que se vestem como se fossem pessoas da Idade Média. Apesar de tudo, isso já era previsível num filme deste tipo, onde a liberdade criativa pesa mais do que o rigor histórico. Assim, temos elementos, algumas armas, peças de vestuário e adereços do século XIV num filme que é supostamente ambientado ao tempo da Terceira Cruzada, no século XII. Incrível, eles tinham máquinas do tempo?! Nah, apenas um roteirista surdo aos avisos de um bom conselheiro histórico. Por isso, dou uma nota mediana aos adereços, cenário e guarda-roupa: podem ser lindos, mas estão fora de lugar e de época. A cinematografia, porém, é bastante boa e a banda sonora é memorável.

Em 29 Jan 2021

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